Olá Pai…moras dentro de mim!


Durante alguns dias, nos intervalos das aulas dedicámo-nos intensamente a preparar a surpresa do Dia do Pai. Queríamos deixar tudo prontinho, para que o dia 19 de março fosse inesquecível. E, para ser inesquecível, basta que seja genuíno.
Desenhámos um postal ilustrativo do dia e nele escrevemos uma mensagem especial. Com um pouco de criatividade completámos a surpresa com algo especial: numa pequena tela fizemos uma moldura decorada a nosso gosto. Acreditem, o resultado ficou fantástico! Ora vejam:

Na tela aplicámos um pouco de cola decoupage

Seguidamente colocámos suavemente a nossa foto, pressionando do centro para os cantos, de modo a não enrugar.
 Depois, demos mais uma pincelada com a cola que foi, após secar, dar brilho à nossa tela. Deixámos secar umas horas.

Por fim, decorámos a tela…



Enquanto, as tintas secaram, decorámos o postal.


Eis o resultado final:
   Feliz Dia do Pai!!! :)




Páscoa na A.S.A.I


No da 15 de março fizemos uma visita à A.S.A.I. Nessa visita trocámos mensagens de esperança, de reconhecimento, de alegria. Partilhámos momentos e percebemos o quanto é importante construir e reforçar laços.

 Um pouco antes da visita…eis os nossos Ovinhos de Páscoa, sem açúcar, mas recheados de carinho!


A felicidade nos gestos mais simples…

O encontro.
“Queria contar-vos algo…”, testemunho da Natanaela.

“…abracemos os nossos velhinhos de hoje… seja avó ou avô, aquele/a velhinho/a que sempre sorri para ti. Porque um dia nós seremos como eles … como vocês! Na verdade, nos olhos dos jovens arde a chama mas nos olhos dos velhinhos brilha a luz!...”



Não será um ADEUS, será certamente um ATÉ BREVE!  Muito Obrigado pelo vosso carinho! J




A Hora do Conto na Biblioteca do Sobral da Adiça!


Da articulação de três disciplinas (Ciências Naturais, Ciências Físico Naturais e Viver Português) nasceu uma iniciativa muito interessante, a dramatização do conto, O meu gato Tobias é parecido com um lince Ibérico.
Lançámos mãos ao trabalho e começamos por desenhar as personagens da história. Depois desta fase, começámos a treinar a história. O narrador foi o Francisco e cada um de nós interpretou as suas personagens.
Estreámos a nossa atividade na Hora o Conto, da Biblioteca do Sobral da Adiça. À nossa espera estavam as duas turmas de Pré-escolar do Jardim de Infância da nossa freguesia.

                                                   O ensaio no PIEF

 No final da nossa prestação!
No final da história cada um dos/as meninos/as contaram-nos que adoram animais domésticos e que, na sua maioria, têm um de estimação que são cuidados como de família se tratasse.
São estes testemunhos que nos devolvem mais esperança no futuro! Muito obrigado pela vossa presença e alegria!


Novas experiências, novas relações…

No dia 12 de março, bem cedo fomos visitar o Jardim de Infância do Sobral da Adiça.
O Jardim de Infância é sempre um lugar mágico, é um dos primeiros lugares onde se pode amar o conhecimento, namorar com a vida, brincar e ser-se feliz todos juntos.
Sabíamos que seríamos bem recebidos e também por essa razão preparámos uma surpresa.
Durante as aulas de Formação Vocacional e Educação Artística selecionámos um conto e preparámos uma apresentação multimédia que retratasse os principais momentos desse conto, duas de nós narraram essa história. O conto selecionado foi a História da Cigarra e da Formiga. Quem não ouviu na sua infância esta história?
Também preparámos pequenos Ovos de Páscoa, decorados por nós. Cada ovo tinha a uma mensagem especial. Era a nossa pequena surpresa, acarinhar quem nos trata bem.
A nossa visita iniciou-se com uma excelente receção tanto dos meninos e meninas, como da educadora. Numa primeira fase, foi-nos explicado todo o funcionamento do Jardim, as particularidades de cada espaço, as tarefas, as atividades…numa segunda parte, depois de algumas brincadeiras, lanche e uma interação muito positiva contámos a nossa história. Foi excelente este momento, tantos “olhinhos” atentos à nossa história!
Assim a visita contou com a participação e entusiasmo de todos, com muitos sorrisos calorosos que nos dão vontade de continuar!

A nossa história

Os ovos da Páscoa

O cantinho das histórias de encantar…


E no final…Moral da História
O mundo da fantasia.

As brincadeiras com fantoches que nos trazem a magia de sempre!


A Árvore das Quatro Estações


Durante as aulas de Formação Vocacional, Educação Artística e T.I.C. participámos ativamente na elaboração de trabalhos relativos à comemoração do Dia da Árvore.
 Muito mais do que, simplesmente, relembrar este dia, a nossa atividade tinha dois propósitos muito especiais: por um lado, através de painéis procurámos retratar a beleza que nos cerca, por outro, através da elaboração de um desdobrável deixámos mensagens de alerta para necessidade urgente de se cuidar da natureza.
É necessário olhar para a sua beleza, perceber a sua importância, respeitar o que existe, através de um exercício diário de mudança de hábitos simples do quotidiano. A mudança coletiva começa pela mudança individual e o ambiente apresenta uma infindável beleza que diariamente se atropela.
O resultado foi considerado muito positivo porque durante vários dias o nosso trabalho esteve exposto em locais que, para nós, são de referência: a Biblioteca Municipal de Moura e Biblioteca da EB2,3 de Moura.
Pretendemos demonstrar com esta ação a nossa atitude interventiva e atenta aos desafios/problemáticas da nossa sociedade, mostrando que o PIEF pode também ser considerado um recurso de intervenção/sensibilização da comunidade.


O nosso trabalho começou assim…

Evoluiu assim…

E terminou assim…
 A chegada da Primavera na Biblioteca Municipal de Moura



 Biblioteca EB2,3 de Moura
Proteger é valorizar!

A beleza da natureza é infindável!


Estas são as cores da natureza, bonitas não são? J


Hora de Festejar


Neste ano letivo já três alunos do PIEF celebraram o seu aniversário :)
Reservámos tempo para festejar e trocar afetos.
Um pouco de tudo, com a generosidade de todos!

A alegria contagiante!

O espírito de grupo!

Parabéns Francisco, Natanaela e Cidália!!
Parabéns a todos vocês que tornaram este momento mágico!



À Descoberta das Profissões


No dia 08 de março deslocámo-nos à cidade de Moura para conhecer empresas da região, nomeadamente o seu funcionamento e contactarmos com um profissional da área. Pretendemos acima de tudo conhecer o perfil técnico e pessoal de cada profissional e os requisitos de áreas de atividade que são do nosso interesse.
Visitámos a empresa “Pastelinhos de Safara”, a oficina mecânica Manuel Coutinho e a Rádio Planície. Após uma visita guiada a cada uma das instalações, estabelecemos um contacto direto com cada um dos representantes através de um questionário elaborado para este efeito.
Foi um dia pleno de contactos e novos conhecimentos. A forma calorosa com que fomos recebidos, e a explicação precisa de cada atividade demonstrou, por um lado, o reconhecimento e respeito pelos nossos projetos, e por outro, uma atitude de responsabilidade e entrega tão necessária no mundo do trabalho.
A todos expressamos aqui o nosso agradecimento!

Empresa “Pastelinhos de Safara”…depois de uma visita muito interessante, onde ficamos a conhecer as diversas etapas de fabrico dos produtos da pastelaria tradicional tão apreciada.


 Pastelinhos quentinhos, acabados de fazer…uma oferta muito generosa do proprietário.

 E quem não gosta de um presente? J
 Uma pausa para um pequeno lanche…

 Oficina Manuel Coutinho – Moura

No final de uma visita muito interessante que nos mostrou os vários serviços de uma oficina que, com muito trabalho e espírito empreendedor, tem resistido ao passar dos anos em Moura.

Apesar do dia chuvoso, houve tempo para visitar Moura e partilhar momentos agradáveis.

Todos estivámos de acordo, este pequeno lugar é encantador!

Que saudades do Verão!!! J

É só estilo!! J

Duas das princesas do PIEF…a boa disposição reina por aqui!

A visita à Rádio Planície deixou-nos verdadeiramente fascinados pelo mundo da comunicação. Descobrimos relíquias, um jornal de 1956, que é hoje um verdadeiro tesouro. Com a excelente orientação da Dra. Sara ficámos a conhecer as diversas rotinas de trabalho de uma rádio local.
A todos os que nos receberam o nosso Muito Obrigado! Foi um contributo precioso para a nossa aprendizagem!







Mural dos Afetos


O dia de S. Valentim é um dia muito especial. Ainda bem que o é porque, embora os afetos não tenham preço, por vezes, permanecem silenciosos dentro de nós.
No dia 14 de fevereiro afixámos os murais que todos construímos para comemorar este dia, na Biblioteca do Sobral da Adiça e na E.B.1 do Sobral.
Foi tão bom “espalhar” afetos!

 Biblioteca do Sobral da Adiça

E.B.1 do Sobral da Adiça


Deixaram-se contagiar?  J