Hora do Conto
No dia 20 de janeiro tivemos uma manhã diferente. Deslocámo-nos à Biblioteca Municipal de Moura - Pólo do Sobral da Adiça, onde tivemos o privilégio de ser recebidos pelas técnicas da biblioteca, que nos aguardavam para a "Hora do Conto" e muito mais...
Ao longo destes meses no PIEF, temos aprendido a gostar de ler, de dramatizar histórias, de proporcionar momentos de encantar a quem nos vê e ouve. A nossa turma adorava que os mais pequenos também partilhassem deste nosso novo gosto. Assim, pedimos ajuda às técnicas do projeto "Semeando Leituras" da biblioteca para nos aperfeiçoarmos e conseguirmos contar histórias, aos alunos de outras escolas.
As técnicas aceitaram o nosso pedido, e na sexta-feira lá estavam...
Após as apresentações, foram-nos ensinadas algumas técnicas muito importantes para manter aqueles que nos ouvem, atentos à história e com vontade de saber o final da mesma.
E não é que ficamos maravilhados! Ao ouvir as aventuras de Pedro Malasartes, divertimo-nos imenso. Não sabíamos que podia ser tão engraçado ouvir uma história.
Até houve quem se lembrasse de fazermos uma peça de teatro com estas aventuras e tolices do Pedro.
Quando o conto terminou, as técnicas disponibilizaram os adereços que criaram para contar várias histórias, para nós tocarmos e até utilizarmos.
E não demorou muito para que o nosso amigo Dário, sentisse curiosidade por um objeto que ali estava a "ouvir" as nossas conversas - o Cuquedo.
Conhecem?
Aqui está ele.
Dário, intrigado, pegou no livro que falava numa floresta, onde todos os animais tinham medo do Cuquedo. Mas não vos vamos contar a história. Não...não...vão ter que lê-la. É muito gira.
Bom... mas continuando. Enquanto todos estávamos maravilhados a ouvir o Dário a aplicar as técnicas que tínhamos aprendido e a ler a história com muita expressividade... a Drª Elsa pregou-nos uma partida.
Que susto! O cuquedo apareceu...
Foi muito divertido e aprendemos imenso. O projeto "semeando Leituras" atingiu mais um dos seus objetivos, fomentar hábitos de leitura. Não quisemos vir da biblioteca de mão a abanar, requisitamos alguns livros, para mais tarde nos encantar.
Obrigado à Biblioteca Municipal de Moura que nos ajudou bastante e nos proporcionou uma manhã divertida.
Sem comentários:
Enviar um comentário