"Levar a palavra a quem tem a sabedoria das palavras"
- Património Oral -
No dia 16 de janeiro já tínhamos marcado na nossa agenda algo muito especial - a ida ao Centro Social e Comunitário de Safara realizar uma atividade de interesse social e comunitário.
Como adorámos conviver com os utentes deste centro, e fomos sempre bem recebidos, decidimos voltar. Desta vez, com o nosso projeto "Levar a palavra a quem tem a sabedoria das palavras", já iniciado no ano letivo transato.
Assim sendo, a nossa docente de Viver Português Raquel Figueira, com quem realizamos este projeto, ajudou-nos a preparar, uma vez mais, a apresentação. Relembramos as adivinhas, os trava-línguas, as anedotas... E não é que nos lembrávamos ainda de tudo!
Ah, pois é! A nossa memória é impecável. Está muito bem treinada...
Como sempre, com o chegar da hora da partida, a ansiedade começou a surgir.
Faz parte...
Mas ao chegarmos ao Centro Social e Comunitário de Safara, e sermos tão bem acolhidos pelos utentes que ficam sempre muito felizes com a nossa presença, e com o apoio dos professores de Formação para a Cidadania, tudo correu bem.
Os idosos estavam ansiosos por nos ouvirem e descodificarem o Património Oral que lhes levámos. Alguns até leram e treinaram os nossos trava-línguas.
Que grande espaço de partilha que se criou. E o mais divertido e encantador foram as diferentes gerações que se juntaram naquela sala de convívio. Para além dos idosos e da técnica que os acompanha, também estava presente uma criança que contribuiu para o nosso processo de recolha de Património Oral.
Como prova de que realmente nos sentimos à vontade, também houve espaço para um "pezinho de dança", para umas cantigas e recitação de poemas.
Muito obrigada a todos os que contribuíram para a concretização desta atividade, nomeadamente à Câmara Municipal de Moura que nos cedeu o transporte, e ao Centro Social e Comunitário de Safara que nos abriu as suas portas.
Sem comentários:
Enviar um comentário